domingo, 5 de maio de 2013


AULA - 11

01.  (c) água, ferro, bismuto e antimônio são exceções na fusão/solidificação. Quando a pressão aumenta, o ponto de fusão diminui (o gelo se funde abaixo de zero grau Celsius). Na questão, a pista para saber que a água é exceção foi dada quando  afirmou-se  que ela aumenta de volume quando se solidifica.

02.  (a) O arame sendo puxado para baixo, exerce pressão sobre o gelo, e como vimos na questão anterior, o gelo sofre fusão. Quando o arame afunda na água oriunda da fusão, esta não mais sofre a pressão do arame e volta a congelar (regelo).

03.  (d) De acordo com a tabela, 95°C corresponde a uma pressão de 64 cmHg, que representa uma diferença de 12 cmHg, em ralação ao nível do mar (76 cmHg). Se a cada 100 m a pressão varia 1 cmHg, a diferença (12 cmHg) corresponde a uma altitude de 1200 m.

04.  (c) Da toda poderosa pressão ambiente.

05.  (e) O ar em movimento reduz a pressão na superfície. Logo: facilita a evaporação da água, mas para ocorrer isto, ela precisa de calor.

06.  (d) Quando o vapor d’água presente na atmosfera encontra uma superfície fria, ele se condensa, ou seja: deixa a superfície embaçada ou até mesmo muito molhada (lembre-se do caso das lentes dos óculos e do copo de alumínio, por exemplo).

07.  (e) A melhor resposta é: Sendo a pressão no interior da panela mais que 1 atm, a água demora mais para ferver, pois necessita de mais calor para vencer este acréscimo de pressão. Logo, ele fica líquida  por mais tempo, diminuindo o tempo de cozimento, pois lembre-se que quem cozinha o alimento é a água.
08.  (e) A redução da pressão ambiente faz com que a água ferva abaixo de 100 °C. Lembre-se de dois fatos: a ferver são significa cozinhar e a água só é exceção na fusão/solidificação.

09.  (a) O aumento da pressão faz com que o ponde de ebulição seja maior

10.  (a)  I (v) leia o comentário feito na questão 06.
      II (F) é o oposto.
     III (F) necessariamente reduzir apenas a pressão.

11.  (e) A pressão máxima de vapor depende dos fatores:
a)      Natureza dos líquidos. Os líquidos mais voláteis evaporam mais rapidamente, o que acarreta um aumento na pressão máxima de vapor e como conseqüência, uma redução na temperatura de ebulição.
b)      Temperatura.  O aumento na temperatura eleva a pressão máxima de vapor.
                I (F) A pressão máxima de vapor não depende do volume do líquido  nem do formato       do frasco. °
               II (V) Quando for igual ocorre ebulição.
               III (V) É a definição de equilíbrio.
              IV (V) Comentário feito acima no item b.

12.  (a) Basta colocar o nome das fases

13.  (e) Expandir isotermicamente é diminuir aumentar o volume mantendo a temperatura constante. Com isso, a pressão diminui. Esta diminuição feita a partir do ponto B pode provocar vaporização. Veja que eu disse: pode provocar, pois não é qualquer variação na pressão que produz mudança de fase.

14.  (d) Para o gás se liquefazer é necessário reduzir a temperatura abaixo da crítica, ou seja: torná-lo vapor, e depois aumentar a pressão sem variar a temperatura (compressão isotérmica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário