sexta-feira, 24 de maio de 2013

AULA – 13.
01.  (a) Para uma massa constante de um gás perfeito com temperatura constante, temos uma transformação onde pressão multiplicada por volume permanece constante (transformação isotérmica).
02.  (b) V1 = 2000 cm3, P1 = 0,9 atm, V2 = 1800 cm3 (o volume foi reduzido EM = DE 20 %, o que resulta em 1800), T = constante, P2 =?. Usando a equação de Clapeyron duas vezes (lei geral), encontramos: P2 = 1 atm.
03.  (d) será resolvida em sala.
04.  (a) Mantendo a temperatura constante de certa massa de gás, se diminuirmos  o volume, a pressão aumenta, independente de ser ideal ou real. A diferença é que se fosse ideal, volume e pressão são inversamente proporcionais, não sendo, basta dizer que quando um aumenta o outro diminui e isto não significa ser inversamente proporcionais.;
05.  (c) V = constante (recipiente indeformável), n1 = 1 mol, T = constante, n2 = 6 mols (1mol + 5mols referente ao acréscimo de 80g). Usando a equação de Clapeyron duas vezes (lei geral), encontramos: P2 = 6P.
06.  (e) A curva AB representa uma transformação ISOTÉRMICA, pois é uma hipérbole com indicação T no final (isto é convenção).  A curva BC é ISOCÓRICA, pois o volume é mantido constante.
07.  (a) foi resolvida em sala.
08.(e) De acordo com a equação de estado (clapeyron) sendo P, R e n constantes, a temperatura absoluta é proporcional ao volume.
09.  (a) será resolvida em sala.
110. (d) Sendo constantes V, R e n, P e T (k) são diretamente proporcionais. Logo, o que acontece com a pressão, ocorre com a temperatura (em Kelvin).

111.  (b) Passe as temperaturas para a escala Kelvin e use a lei geral (Clapeyron duas vezes)

Um comentário: